(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Turismo indígena: viva a experiência das Serras Guerreiras

O Turismo de Experiência pode ser desenvolvido em diversos segmentos e tipos de lugares. Nesse contexto, o turismo indígena vem ganhando destaque, principalmente, nas Serras Guerreiras. As Serras Guerreiras de Tapuruquara estão localizadas no município de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas.

A população local, predominantemente indígena, em conjunto com ONGs e associações do lugar organiza um roteiro de turismo ecológico pelas Serras Guerreiras que resultam em uma experiência extraordinária.

Estamos falando de um território sagrado para os indígenas. A lenda conta que essas serras alinhadas eram um grupo de guerreiros colombianos que vieram travar uma guerra contra a serra localizada do outro lado do rio. Porém, esses guerreiros viraram pedra ao amanhecer, e assim permanecem, dando origem a paisagem.

O turismo pelas Serras Guerreiras é guiado e planejado pelos moradores locais. A partir dos seus conhecimentos e vivência, eles guiam e ensinam os visitantes sobre diferentes pontos da sua cultura e estilo de vida. Além disso, quem se inscreve para um dos roteiros conta com a experiência completa de passar alguns dias com as tribos.

Os roteiros das Serras Guerreiras
Tapuruquara

Existem dois tipos de roteiro para explorar a região, o roteiro Iwitera e o Maniaka. Iwitera é a palavra local para “serra” e é referente ao passeio turístico voltado, principalmente, para aventuras, com duração de cerca de 10 dias.

Maniaka, ou mandioca, é a outra opção de roteiro que pode durar entre 7 e 10 dias, explorando, especialmente, o lado cultural da região e das tribos que ali se encontram.

Independente do roteiro escolhido, os visitantes serão imersos em programações inéditas, participando do dia a dia e da cultura local. Existem 8 tribos na região das Serras Guerreiras e durante o passeio é possível conhecer 5 delas.

A programação inclui, além dos básicos de cada roteiro, diferentes aspectos dos costumes indígenas. Tais como: rituais, festas e danças, culinária típica, artesanato e conhecimentos sobre agricultura. Os índios são responsáveis por realizar o planejamento do tour e ensinam a preparar pratos tradicionais como o beiju. Além de como confeccionar utensílios em cerâmica e fibra.

Ainda são feitos também passeios de canoa pelas praias e ilhas ao longo do Rio Negro, que corta a região. Assim como trilhas pela mata e subidas na serra para aproveitar a vista e conhecer mais da região.

Os turistas ficam hospedados em alojamentos, dormindo em redes como as dos índios. Os banhos são tomados no rio e há banheiros e há banheiros ecológicos para suas necessidades básicas.

Muito além do turismo

Como comentamos, são os próprios indígenas que administram e realizam a visita. Uma verdadeira imersão na vida e cotidiano local. Sendo assim, são eles também que analisam e aprovam a vinda do grupo para suas terras.

Todo o lucro dos passeios é revertido para o desenvolvimento sustentável da região. Esse valor contribui para o desenvolvimento das comunidades, sempre equilibrando crescimento com manutenção de suas raízes e tradições.

O projeto Serra Guerreiras Tapuruquara foi iniciado há poucos anos, como uma forma de preservar e propagar a cultura dos indígenas locais. Aos poucos vem conquistando turistas de diversas regiões. Permita-se viver essa experiência única e inesquecível!

A Turismo Experiência é parceira das comunidades das Serras Guerreiras de Tapuruquara! Reserve as próximas férias para vivenciar momentos autênticos junto aos povos originários do nosso país! Converse com a gente!

Deixe seu comentário