(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Triângulo Dourado e Holi Festival: sinta as cores da Índia

A Índia é um país considerado exótico. Conhecido pela cultura extremamente rica e pela variedade de religiões e idiomas, uma visita ao país é algo transformador e inesquecível. Atualmente, uma das principais atrações indianas é o Holi Festival, o Festivas das Cores.

Embora o festival seja famoso mundialmente, existem diversos pontos turísticos importantes que valem a visita. Sem citar a gastronomia indiana, com suas especiarias e grande variedade de curries.

O turismo no país acontece principalmente em três cidades, no chamado Triângulo Dourado. Enquanto o Holi Festival acontece pelo país inteiro, mas com mais força nos locais mais ao norte.

Conheça o Triângulo Dourado

A região conhecida como Triângulo Dourado é composta pelas 3 principais cidades turísticas indianas: Delhi, Jaipur e Agra, que formam um triângulo no mapa.

Delhi

Delhi é a capital e principal entrada, de onde geralmente tem início o turismo no Triângulo Dourado. Existe um contraste entre Delhi, a cidade antiga, e a Nova Delhi.

Na cidade antiga se encontram alguns pontos turísticos de tirar o fôlego, como a mesquita Jama Masjid, o Forte Vermelho, monumento de Gandhi, centro comercial e também o Palácio do Império Mughal.

Já em Nova Delhi os turistas podem conhecer alguns dos patrimônios da humanidade. Como a Tumba de Humayn e o Qutb Minar, além dos templos e construções hindus e sikh.

Jaipur

Jaipur é conhecida como “cidade cor de rosa” e é capital do estado do Rajastão. A cidade foi construída por grandes imperadores e se tornou uma espécie de museu à céu aberto. Inúmeras construções como palácios e fortes integram a paisagem.

Ao passear pela cidade não se deve deixar de conhecer a Fortaleza Amber, o Palácio dos Ventos e o Museu Palácio da Cidade. Além do Complexo City Palace e o observatório Jantar Mantar.

Agra

Essa cidade indiana é conhecida principalmente por ser lar do Taj Mahal, uma das 7 maravilhas do mundo. É recomendado visitar o Taj Mahal em diversos momentos do dia, mas principalmente para ver o pôr e o raiar do sol.

Além dele, também é possível visitar a Fortaleza de Agra, uma das mais importantes para a história do país.

Holi Festival: as cores da Índia

Conhecido em todo o mundo, o Holi Festival começou na Índia. Também é chamado por “Festival das Cores” ou “Festival das Primaveras”, o evento simbolizando o início dessa estação e o final do inverno.

Trata-se de uma festa de origem Hindu. Durante a realização do Festival não há diferenciação entre as castas e classes sociais do país. Afinal, todos estão igualmente coloridos e participando das comemorações.

Mitologia do Holi festival

Antigamente, as cores utilizadas eram feitas a partir de pigmentos naturais, extraídos das plantas da região. Cada uma delas possui um significado próprio. A origem dessa mistura de cores é contada pela mitologia como sendo resultado do ciúmes devido à diferença entre as cores de pele dos deuses Krishna e Radha. Por isso Krishna se pintou de diversas cores para resolver esse problema, dando origem às festividades.

O acender das fogueiras é o ritual preparatório para início do Festival. Elas são feitas com madeira e esterco simbolizando a morte da semideusa Holika que, segundo a história, podia resistir ao fogo. Porém, ao entrar em uma fogueira para matar seu próprio sobrinho perdeu essa resistência e morreu queimada enquanto o deus hindu Vishnu protegeria o menino. Essa prática também simboliza a purificação e a vitória do bem sobre o mal.

Pela manhã, quando as fogueiras acabam de queimar, é que o Holi Festival começa! A população vai às ruas e celebra jogando pós e tintas coloridas umas nas outras, desejando um “Happy Holi” a todos.

Além disso, durante o Holi Festival é possível encontrar algumas das principais comidas típicas da índia! Como o gujiya, uma espécie de pastelzinho recheado com frutas e temperado com o típico cardamomo. Além dele, é comum encontrar o bhang, um tipo de milkshake hindu feito a partir da cannabis e leite.

 

Gostaria de conhecer a Índia e participar do Holi Festival? Viaje com a Turismo de Experiência!  Veja nossa oferta especial para o destino, incluindo guias, hospedagem e diversos passeios pelo Triangulo Dourado e Holi Festival. Converse com um de nossos consultores e reserve viagem!

Deixe seu comentário