(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Turismo de Base Comunitária: Uacari Lodge | Reserva Mamirauá

0
Price
Price
The tour is not available yet.

Proceed Booking

Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

442

Porque fazer sua reserva com a Turismo de Experiência

  • Garantia do melhor preço
  • Atendimento Premium
  • As melhores experiências e tours
  • Segurança para sua viagem

Converse com a nossa equipe

Será um prazer conversar com você sobre a sua próxima viagem!

(11) 3892-2302

contato@turismodeexperiencia.com.br

Detalhes do roteiro

Sendo uma referência mundial em Turismo de Base Comunitária, a Pousada Uacarí possui um modelo diferente de Governança. Sua Gestão é compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as 10 comunidades tradicionais que atualmente vivem nos limites da reserva. Durante seus dias de hospedagem todos os serviços de alimentação, hospedagem, trilhas, navegações serão oferecidos pelos próprios comunitários. Uma linda oportunidade de convivência e aprendizado do modo de vida das comunidades amazônicas e as encantadoras histórias que fazem dessa região do Brasil ser tão extraordinária.

Além disso, estaremos no coração de uma das maiores Reservas Ambientais que temos no Brasil, a Reserva de Mamirauá. Um dos locais com maior diversidade animal e vegetal do país. Um espetáculo para os olhos e para a mente de quem quer admirar a vida selvagem e a diversidade de espécies de nossa Amazônia, acompanhados sempre de pesquisadores e profissionais que irão facilitar nossa compreensão a respeito da interação da vida selvagem amazônica!

Deixa a Amazônia te surpreender e aguçar cada um dos seus sentidos nessa experiência extremamente especial!

 

Preço sob consulta.

O roteiro inclui

• Transfers
• Presença de Especialista
• Guia Local
• Hospedagem
• Passeios/ Atividades
• Refeições nas comunidades
• Seguro Viagem
• Transporte fluvial
• Trilha

Roteiro

1º diaConhecendo a Pousada Uakari

Os serviços começam com transfer do aeroporto ou de seu hotel em Tefé. Em seguida, iremos até o porto do lago Tefé, onde o nosso barco parte para uma viagem de 01 hora. Logo após a partida, observaremos o “encontro das águas”, onde as águas negras do lago encontram as águas brancas do rio Amazonas. A viagem é uma linda experiência em si. Aprendemos quanto tempo o rio Amazonas é e, uma vez que entramos na Reserva de Mamirauá, vemos comunidades ribeirinhas locais e suas casas de palafitas, muitas das mais de 350 espécies de aves, mamíferos e animais aquáticos, endêmicos da região.

Somos recebidos no impressionante lodge flutuante, por nosso guia naturalista, quando conversaremos sobre todas as experiências que iremos viver nos próximos dias. Logo após o check-in, seguimos uma trilha ou em uma viagem de canoa para uma interpretação da natureza local. Depois do jantar, teremos uma apresentação sobre a história da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Mamirauá e os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Mamirauá de Desenvolvimento Sustentável, uma unidade de pesquisa financiada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Fim do dia e hora de se preparar para as experiências que viveremos no próximo dia.

2º diaVisitando as comunidades tradicionais e reconhecendo a floresta amazônica

A manhã começa no Uakari Lodge! Até as 06:30 tomamos café da manhã e partimos para atividades às 07:00. A primeira coisa que estamos fazendo hoje é visitar uma comunidade ribeirinha local. Um guia local nos leva a um passeio por sua comunidade, mostra a vida diária dos ribeirinhos em uma floresta de planície inundada – os níveis de água aumentam e diminuem cerca de 12 metros por ano, e isso exige muita adaptação da população local!

Voltamos ao lodge no almoço – sempre comida muito fresca, produzida localmente nas comunidades. Para recarregar as energias para as próximas atividades, seguiremos a tradição local e descansaremos até as 15:30 – 16:00, quando seguiremos para a nossa segunda atividade do dia – uma trilha ou uma viagem de canoa, dependendo da estação do ano (cheia ou seca).

O jantar será servido por volta das 19:00 e após a refeição partiremos para uma grande aventura: uma trilha noturna! É sempre impressionante o que essa atividade proporciona, uma vez que observaremos diferentes animais e escutaremos sons únicos da floresta. Caso seja a estação de cheia, faremos uma navegação noturna.

3º diaVisitando trilha e navegação pela floresta

Após o café da manhã (com muitas frutas locais e iguarias feitas com mandioca), partiremos para uma caminhada matinal. Hoje a trilha é mais longa e poderemos ver muitas das impressionantes árvores e animais amazônicos. Se estivermos na estação chuvosa (e as trilhas para caminhadas estarão debaixo de água), partiremos em uma pequena viagem de canoa pela floresta inundada – uma experiência que você nunca esquecerá. O silêncio da canoa que atravessa as águas, muito perto da copa das árvores, será interrompido pelos gritos dos macacos bugios, o canto dos pássaros ou o mergulho dos animais aquáticos. Voltaremos para o almoço e relaxamos por algumas horas nas redes das varandas da nossa sala que ficam sobre o rio. Partiremos às 15:30 para um passeio de barco no Lago Mamirauá. É nossa jornada mais longa na reserva e você aprenderá mais sobre a história da área, diretamente pelas palavras dos guias locais. Quando chegarmos ao lago, teremos alguns lanches servidos por nossos anfitriões, enquanto apreciamos o pôr-do-sol sempre espetacular. No caminho de volta, os faróis serão usados ​​para a focagem de animais noturnos. Jantar e tempo livre durante a noite.

4º diaVisitando a floresta e conversando com os pesquisadores locais

Após o café da manhã, partimos às 07:00 para conhecer o modo de vida e alimentação da comunidade local. Voltamos para o lodge, almoçaremos e descansaremos um pouco, podemos conversar com os moradores locais, ler um bom livro na biblioteca do lodge ou assistir um documentário. À tarde, temos a nossa última imersão na selva, fazendo uma trilha ou uma viagem de canoa. À noite, depois do jantar, os biólogos que realizam pesquisas na área chegarão ao lodge para nos apresentar ao mundo da ciência, trazendo informações sobre os animais locais e o resultado dos trabalhos de pesquisa científica, que vem ajudando no desenvolvimento de estratégias de conservação na reserva.

5º diaRetorno para a cidade de Tefé

Chegou o momento de nos despedirmos do Uakari Lodge. Café da manhã às 5:30 da manhã e partida às 06:00 da manhã para Tefé (aeroporto ou hotel), com as lindas memórias que teremos desses dias amazônicos.

Fotografias