(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Você já parou para pensar quantos lugares incríveis e cheios de riquezas naturais existem aqui no Brasil? No momento atual, os destinos nacionais têm sido prioridade entre quem já está se planejando e isso inclui fazer passeios em sítios arqueológicos para conhecer o nosso país.

Para te ajudar a desbravar esses cenários, apresentamos alguns dos sítios arqueológicos mais conhecidos do Brasil, que podem ser o destino perfeito para sua viagem. Mas, antes de começar, você sabe o que é um sítio arqueológico? Eles são locais que guardam vestígios importantes sobre a história da humanidade, a origem da nossa cultura e dos diferentes povos que passaram por aqui. Além de conhecer os valores históricos, você se depara com cachoeiras, rios e trilhas durante o percurso. A experiência é inigualável!

4 sítios arqueológicos no Brasil para você conhecer

Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí)

O Parque Nacional da Serra da Capivara está localizado nos municípios de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. Esta atração tem a maior concentração de sítios arqueológicos de toda a América. 

Por lá, já foram encontrados artefatos que possuem mais de 50 mil anos. Além disso, o lugar contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Você também encontra lagos subterrâneos, cavernas e grutas. Desde 1991, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

Parque Arqueológico do Solstício (Amapá)

O Parque Arqueológico do Solstício fica no interior do estado do Amapá, na cidade de Calçoene. O local é comporto por 127 rochas dispostas em formato circular, no topo de uma colina. Inicialmente, a atração foi criada com a função de observatório astronômico, servindo para monitorar a aproximação das chuvas na região. As pedras, que possuem mais de 4 metros, foram erguidas e talhadas há mais de 2000 anos. Para quem gosta de desbravar os mistérios da astronomia, este sítio arqueológico é o lugar perfeito.

Parque Nacional do Catimbau (Pernambuco)

O Parque Nacional do Catimbau abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, no estado do Pernambuco. Conhecido como Vale do Catimbau, ele é um dos únicos que ainda preserva a caatinga, reunindo, entre montanhas, várias encostas abruptas e vales abertos, que são resultados de processos erosivos. 

Trata-se de um cenário de puro encanto para quem visita. Seu nome significa “vale da dança e da cura”, devido aos rituais que eram realizados pelos povos que moravam ali antigamente.

Pedra do Ingá (Paraíba)

Com gravuras talhadas nas superfícies rochosas que datam de 6 mil anos atrás, a Pedra de Ingá é um dos sítios mais importantes e antigos do país. As pedras possuem mais de 400 símbolos desenhados em sua extensão e a maior parte deles foi feita por povos indígenas. 

As rochas chegam a medir 46 metros de comprimento e 3,8 metros de altura. Com um ar místico, os moradores contam diversas lendas e fábulas que rondam a região. 

Ficou com vontade de conhecer esses lugares incríveis espalhados pelo país? Para montar o seu roteiro de viagem com toda a segurança necessária e toda assistência para que tudo saia dentro do planejado, conte com a nossa equipe. Basta entrar em contato aqui

Deixe seu comentário