(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Gastronomia de Portugal: uma viagem pelos sabores

Esse país do sul da Europa vem ganhando cada vez mais destaque como um dos destinos mais requisitados pelos turistas – e com razão. Portugal traz uma extensa lista de locais onde se pode apreciar belas paisagens e sua deliciosa gastronomia, em uma viagem certamente inesquecível.

Isso porque o país tem uma história rica e secular, hospitalidade extraordinária e um setor emergente de hotéis, restaurantes e lojas de luxo. Se você deseja conhecer uma cultura próxima a do Brasil, e ainda degustar a inigualável culinária, esse é o local certo.

Com tanta coisa para descobrir, fica difícil saber por onde começar. É por isso que fizemos este miniguia com informações acerca do que se pode fazer nas principais cidades portuguesas, pontos turísticos e atrações gastronômicas.

E, convenhamos, apreciar um bom prato local é um dos principais meios de se aprofundar na cultura portuguesa. Confira!

Um tour pela gastronomia de Portugal: principais pontos turísticos

Portugal é, hoje, um dos principais destinos turísticos do mundo. Seu território relativamente pequeno abriga uma grande diversidade de paisagens, parques naturais, monumentos históricos, arquitetônicos, culturais e religiosos.

Entretanto, o que mais chama a atenção dos turistas, principalmente dos brasileiros, é a culinária. A proximidade com a nossa cultura e antepassados traz sabores familiares e carregados de memória afetiva. Por outro lado, a culinária portuguesa tem um toque de sabor que a difere de qualquer outra no mundo.

Planeja viajar para Portugal em breve? Então, confira dicas para preparar o seu roteiro de férias com o melhor de cada destino.

As maravilhas de Sintra

Sintra é um destino com florestas exuberantes e palácios mágicos. A apenas 40 minutos de trem de Lisboa, o agora Patrimônio Mundial da Unesco oferece o refúgio perfeito para as férias.

É no topo da serra, a mais de 500 metros de altitude, que fica o Palácio da Pena, um dos mais exuberantes do país. Não longe dali fica a famosa pastelaria da Piriquita, onde se pode degustar o típico e tradicional travesseiro, um doce feito de ovos, amêndoas e massa folhada.

E não dá para ir a Sintra sem provar a deliciosa queijada, acompanhada de uma reconfortante xícara de café.

Muitos dos doces portugueses têm origem nos mosteiros, portanto, visitar estes lugares é mergulhar ainda mais fundo na história, tradição e nos sabores de Portugal. E após uma breve passagem pelo Mosteiro dos Jerónimos, que tal degustar o mais tradicional dos doces portugueses: o pastel de belém?!

A gastronomia de Portugal em Óbidos

A cativante cidade de Óbidos tornou-se o lar das rainhas de Portugal. Por lá é possível passear entre becos e muralhas, observar as típicas casinhas brancas, visitar museus, igrejas e lojas de artesanato. Além, é claro, dos muitos restaurantes.

Quem vai a Óbidos não pode deixar de saborear a Ginjinha de Óbidos, um dos licores portugueses mais famosos, cuja fabricação remonta ao século XVII. O sabor intenso das cerejas o torna forte e delicado, sendo a segunda bebida alcoólica mais popular depois do Vinho do Porto.

Por fim, vale a pena dar uma esticadinha e ir até Fátima, uma cidade com religiosidade forte, conhecida pelas histórias de aparições da Nossa Senhora de Fátima e por isso destino certo de muitos peregrinos.

As delícias da cidade do Porto

A cidade do Porto é bastante conhecida por seus vinhos. Mas um passeio pela cidade promete deixar todos de barriga e copos cheios!

A gastronomia portuguesa pode ser apreciada enquanto se aprende um pouco sobre a fabricação de bebidas e pratos locais. Desfrute de alguns pratos típicos do Porto, como a francesinha e as tripas à moda do Porto. Prove também bacalhoada, caldo verde e, para a sobremesa, papo de anjo.

Para uma experiência completa, não deixe de visitar a Torre dos Clérigos e a Estação de São Bento. Assim como a Ponte Luís I, Catedral da Sé e Ribeira, alguns dos pontos turísticos mais importantes de Porto. E, como não poderia deixar de ser, aproveite para degustar um dos melhores vinhos do mundo.

A gastronomia e o encanto dos vilarejos de Arcos de Valdevez

Portugal possui vilarejos encantadores e Arcos de Valdevez está cheio deles. Se você busca sair da rota tradicional e conhecer um local incrível, Arcos é o lugar certo.

As ruas são tão estreitas que muitas vezes parece que os carros ficarão presos. Estando nas montanhas, a água da nascente é limpa e pura, além de ser deliciosamente refrescante.

Para os amantes da boa gastronomia, este é mais um ótimo lugar para conhecer. Você encontrará muitos restaurantes para visita. No entanto, a grande delícia incentivada por Arcos de Valdevez é a cozinha tradicional, feita com produtos locais, preparados de maneira rústica. O sabor? Nem é preciso dizer que é um dos mais incríveis que se pode provar!

Um bom vinho nunca é demais, portanto, estando em Arcos, não deixe de conhecer a Quinta de Vinho Verde.

Visitar Portugal e compartilhar as maravilhas de sua gastronomia é garantia de uma viagem inesquecível. As  inúmeras maneiras de preparo do bacalhau e os vários doces conventuais já seriam suficientes. Porém, não deixe de experimentar a feijoada portuguesa! Além de pratos exóticos feitos com pato ou coelho, os saborosos mariscos e muitos outros tesouros do país.

O destino é lindo e você tem a chance de resgatar memórias culturais e afetivas surpreendentes. Assim, seja sozinho ou acompanhado, não perca tempo e planeje logo suas férias rumo às delícias de Portugal.

Conte com a Turismo de Experiência para vivenciar momentos marcantes em terras portuguesas! Veja nossa oferta para o destino e desfruto o melhor que Portugal tem a oferecer. Converse com um de nossos consultores e programe sua viagem!

Deixe seu comentário