(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Entenda o que é turismo responsável

Já ouviu falar em turismo responsável? Talvez você até já tenha praticado essa filosofia de viagem sem nem perceber, afinal, ela está ligada a cuidados com a sustentabilidade.

Também conhecido como ecoturismo, o turismo responsável contempla uma consciência ambiental maior. Ele incentiva a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, e é uma tendência que vem crescendo desde os anos 90, a partir de uma preocupação ecológica que hoje está no seu auge.

Mudança de mentalidade

Diferentemente do modelo tradicional de turismo, que explora o destino destruindo-o gradativamente, o turismo responsável baseia-se na construção e na convivência, por meio do conhecimento e da curiosidade. Para que isso se torne possível, é necessária uma mudança de ponto de vista.

Pertencer ao lugar, independentemente do quão longe ele seja de onde você mora, é uma maneira de se sentir tão responsável por preservá-lo quanto as pessoas que vivem ali.

Como o turismo responsável visa garantir que gerações futuras possam visitar um lugar tão ou mais preservado do que é hoje, trata-se de uma prática em sintonia com a sustentabilidade. Isso só é possível pelo reconhecimento dos danos que a exploração turística pode trazer e pela tentativa de reduzi-los ao máximo.

Objetivos do turismo de responsável

Esta forma de conhecer outros lugares tem objetivos que sustentam o seu conceito. Alguns deles são:

1. Menos impactos sociais, econômicos e ambientais negativos

Tudo o que puder ser feito para minimizar os impactos negativos do turismo sobre o local e sua população deve ser feito. Isso inclui diminuir a geração de resíduos recicláveis e orgânicos, bem como descartá-los adequadamente, evitando a poluição ambiental e os prejuízos à flora e fauna local.

2. Benefícios econômicos para a população local

Uma das maneiras de exercer o turismo responsável é priorizando serviços oferecidos pela própria comunidade. Essa postura vai além de frequentar restaurantes e bares da região. Contratar guias locais para os passeios, prestigiar o artesanato local e priorizar hospedagens de habitantes locais são algumas das ações que ajudam a melhorar o bem-estar das comunidades anfitriãs.

3. Conservação do patrimônio natural e cultural

Adotar o turismo responsável como filosofia de vida contribuiu para a conservação local. Isso inclui, por exemplo, conhecer e compreender o modo de vida local, respeitando seus hábitos e sua cultura.

Sempre que possível, prestigie manifestações culturais e abrace a diversidade local. Essa abertura vai tornar sua experiência ainda mais enriquecedora. 

4. Transporte público no lugar de particular

Além de priorizar hospedagens locais e que sejam próximas aos destinos desejados, é recomendado, sempre que possível, adotar o transporte público em vez do particular. A atitude ajuda a reduzir a emissão de poluentes, além de tornar a viagem mais econômica.

5. Redução no gasto de energia e água

Engana-se quem pensa que o turismo responsável apenas consiste em diminuir a geração de lixo e poluentes. Levar na mala roupas que não precisem ser passadas e pedir para que os funcionários troquem as roupas de cama e banho apenas quando for necessário é uma atitude bastante positiva. Esse cuidado ajuda a economizar água e energia, colaborando com a sustentabilidade.

Valorização do destino e das pessoas que vivem no local

À princípio, pode parecer que o turismo responsável e a sustentabilidade apenas se aplicam a destinos de natureza, como trilhas, cachoeiras, praias e florestas. Entretanto, essa mudança necessária de paradigmas pode ser aplicada em qualquer viagem, independentemente do destino.

A Turismo de Experiência acredita que uma boa viagem se faz com experiências e memórias obtidas a partir da valorização do destino e da população local. Além disso, a cultura e a gastronomia do lugar também devem ser valorizados, e o meio ambiente precisa ser respeitado em todos os momentos da viagem. Por isso, nossa empresa apoia e faz parte da Coletivo Muda.

Essa associação prioriza prioriza a riqueza natural e cultural dos destinos brasileiros. Para a Coletivo Muda, é fundamental se responsabilizar pelos impactos causados com o turismo e minimizá-los. Atitudes assim levam ao desenvolvimento sustentável e à preservação local.

É possível unir entretenimento, curiosidade, experiência e aprendizado enquanto se promove o desenvolvimento sustentável brasileiro. Lembre-se disso ao fazer sua próxima viagem!

 

 

Deixe seu comentário