(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Dicas de destinos brasileiros para fazer turismo sustentável

Viajar permite conhecer novos destinos, diferentes culturas e comidas típicas. Mais do que isso, é um um modo de vivenciar experiências únicas e inesquecíveis, o que pode acontecer enquanto cuidamos do meio ambiente. Se você deseja contribuir com a preservação do planeta em suas próximas viagens, que tal conferir algumas dicas de destinos brasileiros para fazer turismo sustentável?

Essa modalidade turística é uma maneira alternativa de visitar os destinos visando a preservação dos recursos naturais presentes no meio ambiente, o respeito às culturas e tradições locais, assim como a valorização das comunidades de cada lugar. Quanto menos impactos negativos paraas pessoas e para a natureza, melhor. 

O turismo sustentável baseia-se em mudanças nas atitudes de viajantes, o que contempla desde a escolha de deslocamento, priorizando meios de transporte menos poluentes, até a prática de ações que evitam o desperdício. 

Mas, engana-se quem não acredita que é possível ser ecologicamente correto em viagens nacionais. Além de evitar deslocamentos maiores, ao optar por destinos do Brasil, você ajuda a preservar a cultura local, podendo ajudar a natureza enquanto aproveita as belezas que ela proporciona. 

Veja dicas de destinos brasileiros para fazer turismo sustentável

1. Bonito 

Bonito é uma cidade do Mato Grosso do Sul conhecida por suas paisagens incríveis, incluindo grutas e águas cristalinas. Este lugar conta com um sistema que controla a quantidade de visitantes nas principais atrações, evitando maiores danos ao meio ambiente. 

A aproximadamente 300 km de Campo Grande, capital do estado, Bonito é muito tranquila, ideal para ter um contato mais próximo com a natureza. O destino oferece diversas atrações, com passeios sensacionais, sendo um dos destaques nacionais quando o assunto é o ecoturismo. E é importante destacar que todos os passeios são feitos com guias turísticos locais. 

Próxima ao Pantanal, a região possui uma vegetação que transita entre a Mata Atlântica e o Cerrado. O principal passeio para se realizar em uma visita a Bonito é conhecer a Gruta do Lago Azul, uma caverna com águas azuladas e a quase 100 metros de profundidade. Além disso, é possível realizar trilhas no Parque das Cachoeiras ou ainda fazer flutuação nos rios da região. Você também pode visitar atrações menos comuns, como a Lagoa Misteriosa e o Abismo Anhumas. 

2. Socorro 

Localizada no interior de São Paulo, a cerca de 140 km da capital, Socorro vem se destacando no turismo sustentável nacional. Uma das grandes vantagens é que o município oferece um contato direto com a natureza. Conhecida como a “A cidade da aventura”, Socorro possui certificação internacional para explorar atividades esportivas. Portanto, é um prato cheio para quem gosta de esportes ao ar livre! 

Como está localizada próxima à Serra da Mantiqueira, Bonito possui mirantes que proporcionam belas paisagens. As principais atividades turísticas oferecidas na região estão concentradas no Rio do Peixe, que corta a cidade, sendo o rafting a principal delas. A cidade oferece ainda a oportunidade de realizar muitas trilhas e visitar diversas cachoeiras imperdíveis, como a Cachoeira da Prainha ou a Cachoeira da Toca. 

3. Reserva Mamirauá

A Reserva Mamirauá é uma das maiores reservas de água inundada do mundo. Só por isso, já vale a pena conhecer o local, que fica a aproximadamente 600 km de Manaus, capital do Amazonas. A atração oferece um contato mais íntimo com a natureza, prezando pela experiência turística com preservação da flora e fauna locais.

No curso do rio Solimões, coração da Floresta Amazônia, os passeios de barco ou canoa pela Reserva permitem conhecer toda a diversidade de animais e plantas da região. Além disso, é possível ter um contato mais próximo com as comunidades ribeirinhas. 

Os benefícios do turismo sustentável pós-pandemia

As mudanças de comportamento devido à pandemia da Covid-19 estão levando viajantes a repensarem seus padrões de consumo e os danos causados por suas passagens nos mais diversos destinos Como vimos aqui, com uma visão sustentável, é possível adquirir mais responsabilidade sobre como os recursos naturais devem ser tratados e preservados durante viagens.

Quer se planejar para os destinos acima e conhecer outros lugares onde você pode praticar turismo sustentável? Então, fale conosco e garanta uma experiência segura, confortável e que não prejudique o meio ambiente. 

 

Deixe seu comentário