(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Conheça o que a reserva de Mamirauá tem a oferecer

Localizada no Amazonas, na região do médio Solimões, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é a maior reserva florestal do Brasil focada na proteção da várzea amazônica. Sabia que dá para passear pelo local e conhecer as belezas dessa área?

A reserva fica a pouco mais de 600 km de Manaus e tem cerca de 80 km de floresta alagada em seus mais de 1 milhão de hectares. É também a primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável criada no nosso país. Ela tem esse nome por conta do Lago Mamirauá, cujo nome significa “filhote de peixe-boi”. 

Seu ecossistema é complexo, permanecendo submerso por seis meses ao ano. Já foram catalogadas mais de 300 espécies de peixes, 400 espécies de aves e 45 espécies de mamíferos, além da flora característica local. 

O que fazer na reserva de Mamirauá

A principal atração é justamente o turismo ecológico, pois você pode conhecer a fauna e a flora do local e a cultura e experiência das comunidades que ali vivem. É possível fazer um passeio de barco saindo do porto do lago Tefé, que dura aproximadamente 1h, para observar o “encontro das águas” do lago com o rio Solimões. 

O passeio passa pelas comunidades ribeirinhas locais e suas casas de palafitas. Você pode ver aves, mamíferos e outros animais aquáticos da região. Por sua vez, os passeios guiados pelas comunidades locais permitem que visitantes confiram como é a vida diária das pessoas que vivem na região. Você observa de perto as principais características que ajudam na sobrevivência delas durante a seca ou na época da inundação das planícies. 

Os visitantes também podem conversar com pesquisadores locais e fazer uma série de trilhas, tanto durante o dia quanto à noite. Há inúmeras possibilidades de passeios de canoa para aproveitar ainda mais essa região amazônica!

Onde se hospedar

Uma das melhores opções de hospedagem na região da reserva de Mamirauá é a pousada Urakari Lodge, localizada no coração da floresta e referência mundial de turismo de base comunitária. Esse modo de fazer turismo promove a população local em todas as etapas, incluindo planejamento, implementação e monitoramento, além de considerar a sustentabilidade nas atividades. 

A pousada oferece aos hóspedes todos os serviços de alimentação, hospedagem, trilhas e navegação, com a ajuda das 10 comunidades tradicionais que habitam a região. Além do contato com a natureza, você também tem uma experiência bem próxima da cultura local ao ficar em Uakari Lodge. Para aproveitar bastante esse destino, que tal começar agora mesmo a se preparar para essa viagem?

Comece a se programar desde já

Planejar com antecedência é uma das principais formas de garantir as melhores ofertas e poder fazer a sua viagem com tranquilidade e segurança. Dessa forma, você também evita imprevistos, economiza e prepara o seu bolso.

A Turismo de Experiência oferece um roteiro imperdível para você ficar em Uakari Lodge. Fale conosco para organizar sua viagem à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, onde você passará por momentos inesquecíveis!

Deixe seu comentário