(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br
(11) 3892-2302 contato@turismodeexperiencia.com.br

Com o passar dos anos, a sustentabilidade tem ficado cada vez mais em alta. Graças à crescente preocupação com a preservação do planeta, nasceu o conceito de turismo sustentável, que todos precisam conhecer para os cuidados com a natureza serem aplicados em viagens. 

Sustentabilidade diz respeito ao desenvolvimento de ações que não sejam danosas ao meio ambiente. Mais do que o conceito, são as práticas que fazem a diferença. Isso engloba desde pequenos gestos até a desconstrução de algumas ideias. 

De onde veio o turismo sustentável?

O turismo sustentável surgiu da necessidade de respeitar não apenas a natureza, mas de praticar o turismo de uma forma não predatória. Esta prática não está relacionada somente às empresas de turismo, mas também às atitudes dos visitantes. Isto é, ambas as partes devem colaborar com a preservação do meio ambiente, da cultura, da economia. Além disso, é fundamental respeitar e ajudar a manter o modo de vida das comunidades locais. 

O Conselho Global pelo Turismo Sustentável (GSTC, sigla em inglês) definiu os 4 pilares essenciais dessa prática:

  1. Redução de impactos socioeconômicos;
  2. Investimento em administração responsável;
  3. Redução de impactos culturais;
  4. Redução de impactos ambientais.

Como colocar o turismo sustentável em prática?

A sustentabilidade também tem relação com a redução dos impactos socioeconômicos em lugares que precisam do apoio de turistas ao que as comunidades locais oferecem.  Portanto, uma forma de praticar o turismo sustentável é contribuir com pousadas de família e restaurantes locais, por exemplo. 

Também é possível verificar se a prestadora de serviços que você contratar tem parceria com ONGs que apoiem o meio ambiente e fortaleçam a comunidade local. Há muitas outros fatores para ficar atento na hora de planejar durante sua viagem. Veja como ajudar:

  1. Hospede-se em hotéis que possuam certificado de sustentabilidade e que empreguem moradores locais.
  2. Não participar de atividades que envolvam o adestramento de animais selvagens, pois os animais são submetidos a muito estresse e podem estar sendo explorados.
  3. Demonstre seu apoio e respeito à comunidade local, sempre pedindo autorização para tirar fotos, principalmente em propriedades privadas. 
  4. Use outros meios de transporte além de carros, sempre que puder. O cicloturismo é uma das formas de turismo mais ecológicas que existem. 
  5. Visite locais fora do circuito tradicional. Além de conhecer as atrações mais badaladas, procure por atividades e lugares menos óbvios, mas que podem ser igualmente incríveis.
  6. Cuide do seu lixo, não jogando no chão e descartando adequadamente. Caso o destino visitado não tenha um sistema de reciclagem eficiente, inclusive nos pontos turísticos, guarde as embalagens para jogar em locais apropriados, como no hotel onde estiver hospedado. 
  7. Evite o consumo de materiais plásticos, como garrafas de água, por exemplo. Uma boa pedida é levar um recipiente que não seja descartável Assim, você não precisa usar vários materiais plásticos por dia.
  8. Utilize energia elétrica e água com responsabilidade. A água é um recurso muito precioso para ser desperdiçado em banhos muito demorados, por exemplo.

Faça turismo sustentável com a Turismo de Experiência

Que tal marcar a sua próxima viagem respeitando os princípios do turismo sustentável? Entre em contato com a Turismo de Experiência. Nós oferecemos as melhores opções para você praticar essa forma de turismo. Assim, é possível preservar o meio ambiente e ficar com a consciência tranquila.

 

Deixe seu comentário