contato@turismodeexperiencia.com.br contato@turismodeexperiencia.com.br

Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães

Brasil

Informações

Nesta experiência de viagem, a exuberância da natureza do Pantanal expressa em superlativos!

Você verá os imensos paredões de arenito vermelho-alaranjados que tornam a Chapada dos Guimarães tão peculiar são apenas um prenúncio de tudo o que se vê neste aclamado destino mato-grossense. Tudo é grande e, na mesma medida, bonito e interessante. A começar pela famosa Cachoeira Véu de Noiva, que despenca sozinha pelo paredão e forma um enorme poço. Ou o Morro São Jerônimo, cujo cume, a 850 metros de altura, propicia uma vista 360o que faz valer – e muito! – todo o esforço da chegada. O que dizer, então, da Caverna Aroe Jari, a maior gruta de arenito do país, com 1.550 m de extensão e beleza que não deixa nada a dever à Gruta da Lagoa Azul, perto dali e com águas cristalinas? São tantas e tão diversificadas formas naturais que ganham forma neste destino que, mais do que ver, é preciso também senti-lo de perto e profundamente.

Período

7 dias / 6 noites

Roteiro

1º Dia - Origem / Cuiabá - Pousada do Rio Mutum
Embarque em voo com destino a Cuiabá. Traslado com destino à Pousada do Rio Mutum passando pelo vilarejo de Mimoso, trajeto de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. No percurso é possível observar vários tipos de pássaros, pequenos animais e também paisagens típicas e construções do povo pantaneiro. A chegada na Pousada do Rio Mutum é prevista para o entardecer. Após check-in, apresentação da Pousada com caminhada por seus arredores para reconhecimento do local e observação das várias formas de vida que habitam o parque da Pousada. No início da noite é servido o saboroso caldo de Piranha e em seguida o jantar com vários pratos típicos da região. Após o jantar apresentação pelo guia da atividade do dia seguinte. Pernoite. Transfer regular do Aeroporto de Cuiabá-Pousada Rio Mutum: 13hs ou 17hs

2º Dia - Pousada do Rio Mutum
Após o café da manhã, passeio a cavalo por trilhas no meio da mata fechada, até uma fazenda típica às margens da Baía de Siá Mariana. Esse caminho é excelente para a observação da flora e fauna locais que, durante todo o ano, surpreendem pela diversidade de espécies. Retorno à Pousada para almoço. À tarde, safári fotográfico pelo Rio Mutum, um dos mais preservados rios do Pantanal. Além da belíssima paisagem podem-se observar em suas águas transparentes ariranhas, arraias e enormes cardumes de pequenos peixes. E, em suas margens, vários pássaros que têm como habitat a mata ciliar. Após o jantar, safári de Jeep por estradas que margeiam os contornos da Pousada com duração aproximada de 02 horas. Pernoite.

3º Dia - Pousada do Rio Mutum
Após o café da manhã, caminhada por trilhas através de cordilheiras, pastos e campos abertos da região para observação da flora e fauna locais. O Pantanal é excelente para observação de aves por se tratar de uma das regiões com maior diversidade de espécies no planeta. Almoço na Pousada. Pela tarde, passeio de barco pelo o Rio Mutum até à Baía de Siá Mariana, a qual possui 8 km. lineares de extensão, e à Baía de Chacororé, que na cheia ultrapassa 15 km. em área aberta. Durante todo ano pode-se observar diversas espécies de aves e pequenos animais que margeiam o canal que liga as duas baías. No retorno, parada para apreciação do pôr-do-sol e pesca de piranha (de março a outubro). Ao anoitecer, voltando para a Pousada, focagem de animais de hábitos noturnos. Ao desembarcar, o imperdível show de alimentação dos jacarés (março a outubro). Jantar e pernoite.

4º Dia - Pousada do Rio Mutum - Chapada dos Guimãres
Às 4:30hs, alvorecer com saída de barco a remo para apreciação do deslumbrante espetáculo do despertar da natureza no Pantanal. Retorno à Pousada para o café da manhã, seguido de check-out e embarque com destino a Cuiabá. Traslado Cuiabá-Chapada. Check in e acomodação na Pousada escolhida.

5º e 6º Dia - Chapada dos Guimarães - Passeios inclusos
Véu de Noiva + Circuito de Cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães - Após Café da manhã (9hs) viagem até o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e visita ao mirante da cachoeira Véu de Noiva, cartão postal do parque nacional. De lá se avista um vale formado pelo rio Coxipozinho, floresta, cerrado, paredões e a cachoeira com mais de 80 metros. Em seguida acesso de carro pela estrada de serviço por aproximadamente 03 quilometros até chegar ao ponto inicial da caminhada. Um pequeno alongamento e então começará a caminhada pelo Cerrado, conhecendo veredas e campos rupestres bem característicos da savanna brasileira. Chegada ao início do Circuito de Cachoeiras do Parque Nacional: cachoeiras do pulo, degrau, prainha a andorinhas. Possibilidade de banho em todas elas. Durante o passeio o visitante terá contato com o mosaico geológico que compõe a 'chapada', conhecendo desde rochas primitivas do nosso Continente, como o Filito, até as formações mais recentes, como Formação Furnas e Formação Ponta Grossa, além de poder aproveitar os banhos na mais pura água doce do centro do Brasil. Caminhada de retorno e parada estratégica para um ultimo banho na cachoeiras 7 de setembro (sonrizal).Em seguida acesso para a trilha que levará até a Casa de Pedra, uma pequena caverna de arenito esculpida pelo córrego 7 de Setembro, um dos formadores das cachoeiras. Uma pequena exploração visual para conhecer o local e despedida do circuito. Viagem de carro e saída do Parque Nacional prevista para as 16h ou 17h. Sugerimos lanche reforçado neste dia para aproveitar as cachoeiras com pic-nic. Retorno ao hotel e noite livre. Total de 08 km de caminhada.
Vale do Rio Claro, Crista de Galo - Após Café da manhã (9h) viagem de pouco mais de 20 km passando ao lado dos milenares paredões de arenito da Chapada. Acesso ao parque nacional, no Vale do Rio Claro. Contato com o cerrado e o lindo visual da Chapada, conhecendo árvores, arbustos, pequenas matas e campos de vereda típicos do local. Visita ao Poço Azul para um primeiro banho e flutuação contemplativa. Primeiro contato com a rica ictiofauna do Rio Claro, com lambaris, peraputangas, piaus, cascudos, entre outras espécies (poderão ocorrer variações no avistamento, com mais ou menos espécies). Após banho, caminhada até a Crista de Galo, uma formação rochosa elevada que possibilitará um visual panorâmico do alto para os paredões e toda a região, dando ao visitante uma noção exata do que é a Chapada. É um dos momentos mais lindos do passeio, quando toda a Chapada é vista de frente. Após descanso e contemplação, continuação do passeio a caminho do Poço da Anta onde um refrescante banho de água cristalina estará a espera de todos. Banho com flutuação contemplativa, pic-nic e descanso. Saída do Rio Claro e viagem a caminho da Chapada dos Guimarães com lindo visual dos paredões ao entardecer para completar o dia. Despedida do passeio e retorno ao hotel, noite livre. Versão com veículo 4x4: total de 1 km de caminhada; Versão trekking: 12 km de caminhada.

7º Dia - Chapada dos Guimarães - Cuiabá / Origem
Manhã livre na Pousada até a hora do traslado para aeroporto. Retorno para Cuiabá e embarque com destino à cidade de origem.

Incluso no Pacote

- Hospedagem na Fazenda Rio Mutum (3 noites) com pensão completa (não inclui bebidas)

- Hospedagem na Chapada (3 noites) com café da manhã

- Traslados de chegada e saída e para os passeios

- Passeios: Pousada do Rio Mutum

- Assistência de viagem Travel Ace

Observações

Pantanal Experiência, Chapada dos Guimarães, Pousada Chapada dos Guimarães, Pantanal turismo, Viagem Pantanal

Preço

consulte-nos

Mais Informações

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

Viabilizado por

  • beat
Topo